Goiatins é um município brasileiro do estado do Tocantins, Região Norte do país. Sua população estimada em 2017 era de 12 973 habitantes.

A história de Goiatins tem início a partir de um porto (Porto do Jabuti), onde era feita a travessia de sal pelas margens do Rio Manuel Alves Grande. No ano de 1919, o então porto foi desativado, devido à lenda de um peixe pirarara, que arrastaria para o fundo do rio os animais dos tropeiros que faziam constantemente travessias neste porto. Em 1920, chega ao lugar o comerciante Montano Araripe Nunes (Montano Nunes), vindo de Balsas, no Maranhão, instalando o comércio do sal e dando início ao povoamento da região. Algumas décadas mais tarde ocorre um novo impulso de desenvolvimento na comercialização e exportação dos produtos agrícolas, com a inauguração das rodovias GO-388 (Goiatins–Araguaína) e GO-134 (Goiatins–Itacajá).

A área do atual município pertencia até então a Pedro Afonso, vindo a emancipar-se pela lei estadual nº 891, de 12 de dezembro de 1953, com a denominação de Piacá. A instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1954, recebendo seu nome atual (Goiatins) na década de 60. Na ocasião, constituía-se do Distrito-Sede e Craolândia. Pela lei municipal nº 2, de 9 de fevereiro de 1966, foi criado o distrito de Cartucho.